Redes Sociais

O que sabemos até agora sobre o algoritmo do Instagram

Redação Sophialis
11/02/2022Publicação original: 15/02/2022
'Atualização mais recente: 11/02/2022
• 6 minutos de leitura

O Instagram é uma das redes sociais de maior relevância no mundo. A pandemia contribuiu para que esta plataforma se tornasse uma máquina de fazer negócios e o seu poder em conectar diretamente o produto ao consumidor, alavancou as vendas.

Mas é claro que o Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta (empresa que desenvolve e administra o Instagram, antigamente chamada de Facebook) não prestaria um serviço meramente altruísta, pelo contrário, eles faturam alto a cada hora e o algorítimo, que movimenta a entrega das publicações, é um dos maiores responsáveis por estas cifras estratosféricas.

Apesar de gerar muito burburinho e ser temido pelos gestores de redes sociais menos experientes, o algorítimo é simples de ser entendido e acompanhado.

Os especialistas e desenvolvedores aqui da Sophialis nos ajudaram a entender mais sobre este mistério que ronda as redes sociais e vamos te contar o que sabemos até agora sobre o algoritmo do Instagram.

O que é o algorítimo?

Ele é a reunião de critérios e cálculos programados automaticamente para definir qual post e em qual ordem cada usuário visualiza determinada publicação.

Apesar de muitos profissionais, curiosos e gurus do marketing digital afirmarem que saber tudo sobre o assunto, não temos como saber exatamente como ele funciona pois nunca foi divulgado um “manual do Instagram”. Tudo o que sabemos é baseado em análises empíricas (por observação), lógica e informações que o próprio Instagram e seus executivos divulgam de vez em quando.

O mais importante é estar constantemente de olho nas novidades que a plataforma libera para os usuários, pois é ali que todas as direções são de fato entregues; mas porquê o algorítimo é tão essencial para o sucesso da plataforma? A resposta é muito simples, ele contribui diretamente para que a experiência do cliente seja completa.

Através da segmentação, cada post será distribuído conforme as preferências individuais daquele usuário, permitindo assim uma altíssima taxa de assertividade tanto naquilo que o consumidor quer ver, quanto naquilo que se quer vender (seja, produto, serviço, imagem, entre outros). A intenção do algoritmo é fazer com que os usuários recebam apenas conteúdo relevante e, com isso, gastem mais tempo no aplicativo (quanto mais tempo você fica no Insta, mais dinheiro vindos de anúncios vai para o tio Mark, sacou?), portanto ele analisa tudo e todos os que estão na plataforma e decide, com base em regrinhas que vão se atualizando constantemente, quais publicações serão mais divulgadas organicamente (sem pagar anúncios) e pra quem elas serão entregues.

Sem o algorítimo, a plataforma se transformaria em uma grande confusão, que logo seria desinteressada por quem a acessa. Afinal, a cada minuto 2,4 milhões de fotos e vídeos são compartilhados no Instagram. Impressionante, não é?

Como ele funciona?

Agora que você já sabe o que é este algorítimo, vamos entender como ele realmente funciona. A Alyne, nossa Especialista em Mídias Sociais explicou, de forma mais didática, os itens que compõem o caminho do algorítimo, veja a seguir:

Engajamento das postagens

O engajamento (outro assunto bastante comentado no mundo dos Instagramers) é medido pela reação das pessoas à publicação. Sim, aqui estamos falando das ações que cada indivíduo que visualizou a publicação teve diante dela, ou seja, curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

A quantidade de tempo que um usuário gasta em uma única publicação, frequência das publicações, a data, o horário e o local também são considerados.

Quem gera o conteúdo

O objetivo é avaliar a relevância do criador de conteúdo, qual a real importância dele para o usuário, com qual frequência os seus conteúdos são consumidos por determinada pessoa.

O algoritmo analisa o perfil do criador de conteúdo e do usuário.

A métrica analisada pela inteligência virtual é determinada através da quantidade de interações que o perfil recebeu nas últimas semanas.

Comportamento do usuário

O algorítimo tem um amor profundo pelo usuário e a cada clique, curtida, busca e movimentação feita por este é extremamente levada em consideração.

O Instagram é capaz de detectar os principais interesses do seu consumidor e mostrar-lhe apenas aquilo que de fato o interessa. Por exemplo: Clara é usuária e além de seus 300 seguidores (família e amigos) ama usar a plataforma para buscar dicas de saúde, bem estar, alimentação saudável, viagens e maquiagem. Clara dificilmente verá um conteúdo sobre mecânica de automóveis passando pelo seu feed.

E isso acontece graças ao algorítimo! Ele sabe tudo o que você gosta de ver!

Interação entre os perfis

A interação entre os perfis é extremamente importante e pouco conhecida pelas pessoas de um modo geral. Sim, a inteligência virtual “fofoca” a sua vida. Ela quer saber se você é um usuário ativo e que interage com os seus seguidores. 

É importante, para quem gera conteúdo, conversar com a sua audiência, criando um relacionamento com o seguidor.

De um modo geral, estas são as principais direções dentro da plataforma e elas se aplicam tanto para os posts no feed, stories, reels e explorar.

Com que frequência o algorítimo é atualizado?

A verdade é que existem inúmeras versões do Instagram sendo testadas simultaneamente ao redor do mundo. É muito comum uma pessoa próxima de você ter um recurso diferente do seu, ou com um design diferente do seu. Portanto, o algoritmo também vai rodar de várias maneiras ao mesmo tempo. Muitas são as variantes que influenciam na frequência de atualização do nosso querido algorítimo e a velocidade com que é alterado o comportamento dos usuários, é uma delas.

Há pouco tempo percebemos que a quantidade de likes era o que alavancava mais ou menos um post no feed, por exemplo. Nos dias de hoje, com inúmeras atualizações e o reforço da qualidade das publicações ao invés apenas de números, os compartilhamentos e salvamentos são mais considerados (métricas que apenas o dono do perfil consegue acessar). Inclusive, passamos há pouco tempo, pela ação histórica da remoção do número de likes (mas que voltaram de forma opcional).

Curtidas já foram a métrica mais importante, mas hoje salvar e compartilhar tem mais relevância.
Curtidas já foram a métrica mais importante, mas hoje salvar e compartilhar tem mais relevância.

Mas afinal, com qual frequência estas atualizações ocorrem? A grosso modo, a cada 48 horas, eles são renovados e é aí que sempre ratificamos com nossos clientes sobre a importância de ter um bom gestor de mídias sociais na sua empresa.

Se você tem o hábito de fazer uma publicação hoje e outra daqui a 15 dias, sentimos muito informar que seu trabalho é praticamente em vão! A constância na geração dos conteúdos é um dos maiores segredos para fazer do algorítimo o seu aliado.

Como aproveitar ao máximo o algoritmo?

Ufa! agora que você descobriu o que sabemos até agora sobre o algoritmo do Instagram, e já conseguiu ter uma visão desmistificada, você pode entender o quão importante é ter uma equipe especializada cuidando das suas redes sociais. Conhecer e estar atento as atualizações, novos recursos e tendências (junto, claro, a uma estratégia bem definida, com constância, conteúdo relevante e um ótimo design), são a chave para o sucesso nesse app tão querido.

Mas sabemos que agir estrategicamente, criar um conteúdo de valor e que comunique o branding, conceito e essência da sua marca com clareza e assertividade é uma tarefa bastante trabalhosa e que requer muito conhecimento. Por isso, nosso time pode ajudar você nesta árdua tarefa! Entre em contato com os nossos consultores e nos conheça, vamos bater um papo e analisar o seu perfil profissional sem compromisso! Clique aqui e saiba mais!


Gostou? Compartilhe!

FacebookFacebookLinkedInLinkedInTwitterTwitterWhatsappWhatsapp

Escrito por

Redação Sophialis

Time de redatores da Sophialis especializados em marketing digital..

  
Opa! Parece que alguma informação está errada.
1,true,6,Contact Email,21,false,1,First Name,21,false,1,Last Name,2