E-mail Marketing

O que é reputação de IP e por que se preocupar com ela?

Redação Sophialis
01/02/2022
• 3 minutos de leitura

Se você anda percebendo que mesmo com uma estratégia de e-mail marketing de primeira seus resultados estão aquém do esperado, o problema pode estar na reputação do seu IP. Mesmo investindo na melhor estratégia com o melhor time do mercado este esforço pode ser em vão, se a reputação do seu IP for manchada e seu endereço de e-mail cair na blacklist dos provedores. Mas, afinal…. O que é reputação de IP e por que se preocupar com ela?

Vamos entender melhor. Os filtros antispam fazem um monitoramento constante do tráfego de envios, a cada 24 horas 7, 15 e 30 dias é feita a análise do volume e qualidade de mensagens que são disparadas por um determinado IP, ou seja, fica quase impossível se esquivar desta triagem.

Se o raciocínio está um pouco complicado, fique tranquilo, a Sophialis não só sabe como manter uma boa reputação para o IP de sua empresa, como vai te explicar bem esse assunto.

O que são IPs?

O IP (Internet Protocol Address) é um endereço (por meio de uma série de números) que identifica dispositivos conectados a uma rede de computadores ou à internet. Podemos dizer que o IP é a sua “identidade” na internet. Através deste número, é possível a conexão com a rede.

O IP Dedicado, como trabalhamos com os nossos clientes, é o mais recomendado em se tratando de e-mail marketing, pois através é possível criar um canal exclusivo para realizar a entrega de suas mensagens. Acontece que manter a sua campanha funcionando em um IP dedicado é uma tarefa extremamente técnica e complexa. Mas nosso time é especializado e preparado para conduzir a sua campanha de forma segura, inteligente e eficaz.

Como a reputação afeta a entrega dos e-mails?

Os provedores de e-mails, como por exemplo o Gmail, Yahoo. Hotmail, entre outros, estabelecem regras e normas para identificar as mensagens phishing (aquelas configuradas crimes, em que o remetente criminoso tenta obter ilegalmente dados confidenciais como RG, CPF, senhas e etc) e/ou spams.

Quando o IP daquele remetente desobedece as regras e não tem uma boa reputação, imediatamente é feito o bloqueio do remetente do e-mail e aquela e todas as outras mensagens são impedidas de serem enviadas.

Diante desta realidade, manter uma boa reputação para o seu IP será fundamental no sucesso da campanha de e-mail marketing. Colecionar boas práticas vai garantir que seu IP seja bem visto pelo provedor e suas mensagens entregues.

3 Dicas rápidas de como criar uma boa reputação de IP

Pensando em colaborar com a sua jornada rumo a uma boa reputação, nós listamos 3 dicas para construir um bom conceito com os provedores.

  1. Escreva mensagens com boa qualidade, sem erros e com textos claros, concisos e sérios. A qualidade da mensagem é um ponto bastante importante para que os filtros classifiquem de forma satisfatória o seu IP;
  2. Prepare sua campanha e direcione-a para os assinantes opt in (ou seja, aqueles que optaram por receber os seus e-mails, quem abriu e/ou clicou pelo menos uma vez nos últimos 120 dias). Aqui vale ainda uma observação muito importante: o double opt in é ainda melhor para evitar os spam traps (armadilhas criadas pelos provedores no intuito de identificar quem faz spam);
  3. Utilize domínios e nomes de remetentes reais e com relevância. Já comece apresentando sua empresa e deixando os dados visíveis de forma clara. Não utilize noreply, naoresponda ou inválidos no remetente.

Para concluir…

Quando falamos em reputação de IPs, de fato revelamos um dos maiores segredos do e-mail marketing e mantê-la com um bom score não é uma tarefa simples. Por isso, sempre aconselhamos que você invista em uma equipe capacitada e especialista no assunto para trabalhar sua campanha.

Agora que você sabe o que é reputação de IP e por que se preocupar com ela, saiba que na Sophialis, monitoramos a reputação de todos os nossos clientes e oferecemos diversos serviços para suas campanhas de e-mail marketing que proporcionam elevação dos scores e reputações e a consequente eficácia das campanhas, como o uso de IPs dedicados, higienização de base e warm up inicial. Consulte nossos especialistas e deixe-nos ajudar!


Gostou? Compartilhe!

FacebookFacebookLinkedInLinkedInTwitterTwitterWhatsappWhatsapp

Escrito por

Redação Sophialis

Time de redatores da Sophialis especializados em marketing digital..

  
Opa! Parece que alguma informação está errada.
1,true,6,Contact Email,21,false,1,First Name,21,false,1,Last Name,2