Venda mais

O que é automação de marketing?

Redação Sophialis
08/02/2022Publicação original: 04/01/2022
'Atualização mais recente: 08/02/2022
• 8 minutos de leitura

Se você é novo no marketing digital, já pode ter ouvido falar e se perguntado o que é automação de marketing. Mesmo se já ouviu falar sobre esse tema, você provavelmente já encontrou alguns equívocos comuns sobre o assunto.

Aqui estão todos os princípios básicos que você precisa saber sobre automação de marketing: o que é, o que faz, como funciona, quais os benefícios que traz e como começar. Aproveite a leitura! :)

O que é automação de marketing? 

A automação de marketing é um processo executado por um software que permite aos profissionais de marketing mecanizar e reduzir – e em alguns casos até eliminar completamente – as tarefas de marketing repetitivas do dia-a-dia, como envio de campanhas de e-mail, SMS e mensagens móveis, postagens em mídias sociais, anúncios online, e gerenciamento e análise de dados.

A automação de marketing tira proveito dos dados sobre o comportamento, preferências e histórico de compras de seus assinantes para que você possa enviar a mensagem certa para as pessoas certas e no momento certo. O objetivo de enviar essas mensagens é fazer com que seu público execute uma ação que resulte em aumento de vendas e maior fidelidade do cliente. O ideal é que a automação de marketing esteja alinhada com sua estratégia geral de vendas e marketing para gerar e nutrir leads e convertê-los em clientes pagantes e recorrentes.

Por que a automação de marketing é importante e quais os benefícios que ela traz para as empresas?

A adoção da automação de marketing na estratégia de vendas e marketing traz uma série de benefícios para empresas de todas as formas e tamanhos, sendo os ganhos mais significativos:

Como funciona a automação de marketing?

A automação de marketing usa informações sobre o comportamento do usuário para acionar ações específicas. Cada vez que uma pessoa assina seu boletim informativo, faz uma compra em sua loja ou clica em um de seus anúncios, ela está fornecendo dados que você pode usar para transformá-la em um cliente fiel.

As plataformas de automação de marketing fornecem uma visão holística do seu público, mas ao mesmo tempo oferecem opções de segmentação robustas, ou seja, dividindo os clientes em subgrupos com base em características compartilhadas. Você pode então decidir quais mensagens deseja enviar (canal, conteúdo, elementos visuais), quais segmentos de seu público você deseja atingir e o que deve acionar uma mensagem a ser enviada. Se tudo estiver configurado corretamente, sua plataforma de automação de marketing pode agir sem sua supervisão constante e enviar o conteúdo certo para as pessoas certas no momento certo – liberando você para se concentrar em tarefas mais criativas.

Quais canais de comunicação podem ser usados na automação de marketing?

Aqui vai uma boa notícia: todos eles! Seja por email, SMS, notificações para web ou celulares, as plataformas de automação de marketing podem fazer tudo. Alguns deles até permitem que você inclua chatbots e Facebook e Google Audiences na mistura! Mas, mais importante, as plataformas de automação de marketing permitem que você crie cenários de comunicação complexos que levam em consideração todos esses canais e os combinam para um resultado ideal.

A automação de marketing é uma opção apenas para o setor de e-commerce?

Claro que não! A automação de marketing está amplamente associada ao setor de e-commerce, mas a verdade é que ela foi adotada por muitos outros setores fora do comércio eletrônico tradicional nos últimos anos. À primeira vista, parece improvável que alguns deles se beneficiem de tais ferramentas, mas mesmo assim as estão usando com grande sucesso!

A automação de marketing é comumente usada em bancos e finanças, mídia e publicação, saúde digital, viagens e hospitalidade e na indústria automotiva, para citar alguns. Todos esses setores estão usando a automação de marketing de uma maneira ligeiramente diferente, mas o que todos têm em comum é o fato de usarem os dados do cliente para nutrir seus leads, fornecer uma experiência personalizada ao cliente e fazer vendas cruzadas e up-sell de suas vendas.

Como começar a usar a automação de marketing?

Se você está pensando em incluir a automação de marketing em sua estratégia de marketing, aqui está o que você precisa planejar.

1. Escolha o melhor software de automação de marketing

Existem várias plataformas para escolher, então comece definindo suas necessidades de negócios e estime seu orçamento. Uma solução para uma pequena loja online pode não se adequar a uma loja online maior, com milhões de visitantes por mês. Além disso, certifique-se de que seu provedor fornecerá integração e suporte adequados para você e sua equipe, para que todos entendam como usar o sistema da melhor forma em seu contexto de negócios específico. Em outras palavras: certifique-se de que eles ensinem o sistema deles de maneira adequada para que você obtenha muito retorno pelo seu investimento. O que nos leva à próxima etapa:

2. Passe pelo processo de integração e treinamento com seu provedor

A implementação de um software de automação de marketing pode ser feita com bastante rapidez, em apenas alguns dias, mas ainda requer o envolvimento de ambos os lados: do fornecedor e do seu. Portanto, certifique-se de ter a equipe responsável disponível e estar pronto para trabalhar com os especialistas do seu fornecedor de software de automação de marketing para que isso aconteça Em seguida, certifique-se de que sua equipe – ou pelo menos seu departamento de marketing – seja devidamente treinada com o conteúdo de treinamento que seu provedor oferece para novos clientes. Para tirar o máximo proveito da ferramenta você precisa conhecê-la de dentro para fora – e isso exigirá algum tempo e dedicação, principalmente de sua equipe.

3. Importe seus contatos de onde quer que você os mantenha e segmente-os

Depois de implementar o software de automação de marketing e treinar os funcionários, você precisa importar todos os seus contatos para a nova ferramenta. Dependendo da plataforma que você escolheu, esse processo pode variar, mas é importante que você faça isso com cuidado, para que nenhum dado seja perdido ou danificado no processo. Além disso, faça uma segmentação inicial (divida-os em subgrupos com base em algum tipo de características compartilhadas).

Ter todos os seus contatos intactos em sua nova ferramenta e segmentá-los também permitirá que você realmente use o software que acabou de implementar. O que nos leva a:

4. Configure seu primeiro modelo de e-mail

Vamos considerar que a sua automação de marketing será para as suas campanhas de e-mail marketing. Assim que seus contatos estiverem no novo sistema, é hora de você começar a enviar comunicações que os levarão a fazer uma compra. E para isso, você precisará de pelo menos um modelo de e-mail. Não se preocupe, você não precisa ter habilidades em TI ou envolver sua equipe de TI para isso. A maioria das plataformas fornece criadores de modelos de e-mail fáceis de usar, arrastar e soltar que o ajudarão a preparar um em nenhum momento – com seu logotipo, cores de marca etc., para que suas mensagens permaneçam consistentes com o estilo de sua marca.

5. Envie seu primeiro e-mail

Agora é hora que o marketing de fato entra em ação. Envie sua primeira campanha por e-mail – pode ser um único e-mail informando seus assinantes sobre o lançamento de um novo produto com uma chamada à ação – também conhecida como call-to-action (Sabe aquele botão escrito ‘Compre agora!’? É disso que estamos falando!), ou uma série de mensagens nutrindo seu interesse em um campo relacionado aos produtos que você oferta. É aqui que todas as diferentes opções de segmentação e personalização de seus e-mails entram em cena.

6. Avalie os resultados e planeje as próximas etapas

Depois de começar a enviar comunicações para seus clientes e clientes potenciais, seu software de automação de marketing começará a medir a eficácia de suas ações (por exemplo, taxas de abertura e cliques, mensagens devolvidas, cancelamentos, relatórios de spam, etc.). Dependendo desses resultados, você pode ajustar suas ações, tornando sua comunicação verdadeiramente baseada em dados. Além disso, é aqui que você pode adicionar etapas adicionais aos seus cenários de comunicação envolvendo canais diferentes de e-mail, como SMS, web push ou mobile push. Lembre-se de que você deseja que seu fluxo de trabalho de comunicação final seja verdadeiramente multicanal, aumentando assim sua eficácia.

Certifique-se de se familiarizar com o módulo de relatórios do seu software e passar algum tempo analisando os dados. Isso pode levar algum tempo, mas, a longo prazo, é a chave para um marketing de sucesso.

Um fato importante a lembrar ao planejar a implementação da automação de marketing

Aqui está uma coisa importante para você lembrar ao planejar a implementação de um software de automação de marketing em sua empresa: a automação de marketing é apenas uma ferramenta. É uma solução excelente e robusta que pode ajudá-lo em seus esforços de vendas e marketing, mas em si não é um fazedor de milagres, nem uma solução mágica. Para realizar seu trabalho de maneira adequada, o software de automação de marketing precisa de um fluxo constante de novos leads, ou seja, contatos que expressaram algum nível de interesse em seus produtos ou serviços. A automação de marketing pode ajudá-lo a nutri-los com eficácia e gradualmente transformá-los em clientes leais, aumentando assim a eficácia geral de seus esforços de marketing. Mas, para que isso aconteça, o software precisa de leads de qualidade para trabalhar. É seu trabalho garantir que você tenha bons métodos para adquiri-los.

Esperamos que você tenha achado o guia acima sobre automação de marketing útil. Se você tiver alguma dúvida relacionada ao assunto, fale com nossa equipe de especialistas altamente capacitados. E se você já está procurando uma plataforma de automação de marketing multicanal eficaz e específica, por que não experimentar a nossa? A ExpertSender é a plataforma parceira da Sophialis e que tem muito a oferecer ao seu negócio.

Solicite uma demonstração gratuita e sem compromisso clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!

FacebookFacebookLinkedInLinkedInTwitterTwitterWhatsappWhatsapp

Escrito por

Redação Sophialis

Time de redatores da Sophialis especializados em marketing digital..

  
Opa! Parece que alguma informação está errada.
1,true,6,Contact Email,21,false,1,First Name,21,false,1,Last Name,2