E-mail Marketing

Meus e-mails não estão sendo entregues! E agora?

Redação Sophialis
26/04/2022Publicação original: 10/05/2022
'Atualização mais recente: 26/04/2022
• 3 minutos de leitura

O e-mail marketing são excelentes fontes de estratégia para aumentar o potencial lucrativo de uma empresa. Através deles é possível apresentar o produto/serviço de forma elaborada, criativa, abordando as soluções e explicando ao consumidor quais as vantagens que a aquisição daquele produto/serviço tem para ele.

Mas de que adianta a estratégia estar bem elaborada se a mensagem não é vista pelo consumidor? Nada, não é mesmo? Por isso, fizemos esse conteúdo e um e-book completo para tratar desse assunto importantíssimo, a ENTREGABILIDADE dos e-mails. Para acessar o e-book de forma gratuita, você pode fazer o download clicando aqui.

Inicialmente precisamos diferenciar dois institutos importantes: a entregabilidade e a entrega. A entregabilidade é a capacidade que uma mensagem tem de alcançar a caixa de entrada do destinatário, enquanto a entrega é realizada quando a mensagem chega até o provedor do destinatário (Gmail, Outlook, Hotmail, Yahoo!, entre outros).

Para melhorar a entrega e a entregabilidade das suas mensagens é necessário estar atento à reputação do seu IP e do seu domínio. Na prática, ações como melhorar o relacionamento do destinatário com você, manter uma frequência mais regular, sem ser insistente, ter uma lista de e-mails séria (com o uso de opt-in, hardbounce, spamtraps, report spam).

Fatores que afetam a entregabilidade

A entregabilidade é afetada basicamente por dois fatores: a reputação do IP e do domínio.

Uma vez que entendemos que o IP é um número que te identifica na internet e que possibilita a conexão com a rede, verificamos que a credibilidade dele conta e muito para que os provedores decidam se você é ou não um remetente confiável para então, entregar ou não a sua mensagem.

O IP é a identidade na internet, o domínio pode ser encarado como o nome de um destinatário na web.

Ambos são extremamente importantes para o sucesso da entregabilidade, mas alguns fatores podem prejudicar todo o processo, são eles:

  1. Comprar listas de e-mails. Esta é uma prática comum na internet e que sempre prejudica a campanha. Além de não atingir o público correto (uma vez que você sequer sabe para quem está enviando aquela mensagem), faz com o que os destinatários se irritem e sinalizem a mensagem como spam. 
  1. Não fazer a higiene da sua lista. De tempos em tempos é necessário excluir os endereços inválidos e aqueles que não engajam com suas campanhas. Acompanhar as métricas é essencial.
  1.  Não prestar atenção nos assuntos. Escolher títulos apelativos, que prometem vantagens impossíveis, provavelmente ativará os radares dos provedores.
  1. Utilizar muitas imagens. os principais servidores são compostos por padrões de segurança e bloqueiam a exibição de mensagens criadas exclusivamente a partir de imagens.

E se você já estiver na blacklist? Bom, primeiro é necessário ter certeza se seu IP está ou não inserido em uma blacklist. No nosso e-book gratuito sobre entregabilidade, está o passo a passo e as ferramentas para saber se o seu IP está na blacklist e como fazer para excluí-lo de lá. Faça o download agora mesmo!

Quer saber como melhorar a entregabilidade dos e-mails do seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas!


Gostou? Compartilhe!

FacebookFacebookLinkedInLinkedInTwitterTwitterWhatsappWhatsapp

Escrito por

Redação Sophialis

Time de redatores da Sophialis especializados em marketing digital..

  
Opa! Parece que alguma informação está errada.
1,true,6,Contact Email,21,false,1,First Name,21,false,1,Last Name,2