E-mail Marketing

A reputação de IP pode melhorar a performance do seu e-mail marketing

Redação Sophialis
26/04/2022Publicação original: 31/05/2022
'Atualização mais recente: 26/04/2022
• 2 minutos de leitura

A boa reputação de IP e domínio são essenciais para que as sua marca consiga se comunicar com o cliente e é um dos pontos técnicos relevantes e que você precisa conhecer para performar bem no e-mail marketing.

Em um post anterior conversamos sobre entrega e entregabilidade (se você desconhece estes conceitos, aconselhamos que acesse o artigo para compreender melhor), e é justamente por causa destes dois itens que ter um IP e domínio bem reconhecidos é necessário.

O IP nada mais é do que um número que funciona como a identidade do seu remetente na internet. É ele quem se conecta com os provedores de e-mails, como Gmail, Yahoo!, Hotmail, Outlook e etc para enviar sua mensagem.

O IP faz o papel dele, mas são os provedores que decidem se vão ou não entregar o e-mail e para qual caixa ele será destinado. E sobre isso, lamentamos informar que você não tem qualquer gerência.

Mas será que os provedores decidem isso de forma aleatória? Não. Eles se baseiam justamente na reputação do seu IP e também do seu domínio.

O que é reputação de IP e como mantê-la saudável

Para que seja mais fácil entender vamos começar pelo conceito de reputação de IP. O reconhecimento que o IP tem diante dos provedores de e-mails guiará o caminho de se a sua mensagem, determinando se ela será entregue corretamente na caixa de entrada, ou se acabará na caixa de spam.

A reputação do seu IP será manchada por diversos motivos, mas os principais são: quando o remetente envia mensagens para listas de e-mails frias, compradas na internet, sem verificação nenhuma e, quando diversas de suas mensagens são sinalizadas pelos destinatários como spam. Nestes casos, o IP é incluso às blacklists dos provedores e passa a ser mal visto por cada um deles.

Para manter a boa reputação do IP é necessário que você siga algumas dicas, tais como:

A ExpertSender, nossa parceira premium, desenvolveu um e-book sobre Entregabilidade, esmiuçando cada detalhe desta incrível jornada, abordando inclusive o tema sobre reputação de IP. Neste material você ainda descobre ferramentas gratuitas para saber se o seu IP está ou não em uma blacklist. Baixe gratuitamente agora mesmo! 


Gostou? Compartilhe!

FacebookFacebookLinkedInLinkedInTwitterTwitterWhatsappWhatsapp

Escrito por

Redação Sophialis

Time de redatores da Sophialis especializados em marketing digital..

  
Opa! Parece que alguma informação está errada.
1,true,6,Contact Email,21,false,1,First Name,21,false,1,Last Name,2