E-mail Marketing

5 ferramentas gratuitas para testes de e-mail

Redação Sophialis
26/04/2022Publicação original: 21/06/2022
'Atualização mais recente: 26/04/2022
• 3 minutos de leitura

Os testes de e-mails são estratégias inteligentes para promover maior segurança e assertividade nas campanhas de e-mail marketing de uma empresa.

Qualquer vulnerabilidade exposta pode acabar impactando negativamente na segurança e entrega de seus e-mails. Existem algumas formas de testar seus e-mails: pelo teste phishing (que é capaz de detectar e corrigir fragilidade daquelas mensagens), pelo teste de integridade e capacidade de e-mail (que é capaz de apontar melhorias para garantir a entrega e entregabilidade de cada mensagens) e, pelo teste A/B (que possibilita o ajuste de variáveis individuais para identificar o reflexo delas no público-alvo).

A Sophialis é uma empresa que já atua há muitos anos no mercado digital e se tornou referência em campanhas de e-mail marketing com a plataforma ExpertSender. E pensando em compartilhar um pouco desta experiência com você, que chegou até este post buscando mais conhecimento, listamos 5 das principais ferramentas que nos auxiliam nos testes de cada campanha.

São elas: Gophish, King Phisher, Mail Tester, SubjectLine, Optimizely. Conheça cada uma a seguir:

1. GOPHISH

Gophish

O Gophish trata-se de uma ferramenta com a estrutura de phishing de código aberto que tem o principal objetivo de reduzir as probabilidades de que você seja inserido aos esquemas de phishing.

Apesar de ser um pouco confuso, apresenta muitas vantagens como a facilidade de instalação, API REST completa, resultados em tempo real e plataforma cruzada, e é gratuita.

2. KING PHISHER

King Phisher

A King Phisher é uma ferramenta gratuita e mais robusta, disponível na GitHub, que habilita a realização de diversos testes ao mesmo tempo, oferece relatórios completos, autenticação em dois fatores e recursos de clonagem da página web.

Sua principal vantagem é a precisão com que oferece os resultados, além de ser rápido no processo de esclarecimento. As desvantagens são: é lento e necessita de um servidor de e-mail com grande espaço de memória.

3. MAIL TESTER

Mail Tester

A Mail Tester é uma ferramenta também gratuita e que pretende avaliar a possibilidade de determinada mensagem ser considerada spam e se o remetente integra alguma blacklist.

A principal vantagem é a emissão de um relatório detalhado que aponta quais elementos estão configurados corretamente e quais não estão. Já a principal desvantagem é a limitação de acesso ao suporte.

4. SUBJECTLINE

SubjectLine

Esta é uma ferramenta gratuita que analisa e testa o assunto do seu e-mail, levando em consideração a probabilidade da mensagem ser considerada spam e sua potencial taxa de abertura.

A SubjectLine oferece excelentes resultados informativos e ajuda a aumentar a taxa de abertura dos e-mails, mas infelizmente possui um suporte ao cliente bastante deficiente.

5. OPTIMIZELY

Optimizely

É uma plataforma com alto custo, mas que disponibiliza um plano gratuito restrito. A Optimizely é específica para os testes AB e tem como recursos a segmentação comportamental, gestão de experiência, motor de recomendação.

Permitir mudanças rápidas, ter uma interface bastante intuitiva com ótima usabilidade são suas principais vantagens; já as desvantagens ficam à cargo do alto custo e da integração de snippet.

Testes de e-mail são muito importantes e indispensáveis, mas é claro que você não precisa dominar tudo isso antes de colocar em prática a sua campanha de e-mail marketing, por isso recomendamos que você deixe esta tarefa para os profissionais da área. 

Assim sobra bastante tempo para que você cuide daquilo que você mais domina em seu negócio e nós atuamos com toda técnica e estratégia em sua campanha. Com nosso serviço de Gestão e Inteligência para E-mail Marketing, cuidamos desde a parte estratégica, até design, HTML e relatórios – tudo fácil e sem complicação. Quer saber mais? Entre em contato com os nossos consultores!


Gostou? Compartilhe!

FacebookFacebookLinkedInLinkedInTwitterTwitterWhatsappWhatsapp

Escrito por

Redação Sophialis

Time de redatores da Sophialis especializados em marketing digital..

  
Opa! Parece que alguma informação está errada.
1,true,6,Contact Email,21,false,1,First Name,21,false,1,Last Name,2